Marlene Constantino

Cada pedacinhos de sonhos guardados, quando tocados renascem, voam como borboletas

Textos


INFÂNCIA,JUVENTUDE,ADULTO, TERCEIRA IDADE? MELHOR IDADE?

1) Infância é o período do nascimento até mais ou menos 12 anos de idade. É a fase do crescimento físico, desenvolvimento psicológico, iniciação sócio/afetiva. A meu ver a criança é como a flor, perfuma, encanta, desabrocha para a vida e acredita que o jardim é somente seu. A inocência a transforma num ser divino/ angelical. Infância é um amontoado de coisas simples, como o sol, as gotas da chuva, o cheiro de terra molhada, de flor, um sorvete no palito, o algodão doce colorindo um sorriso franco, iluminando um dia de brincadeiras tantas. E, o dia passa como se não tivesse fim.
2) Adolescência é o período entre a infância e a fase adulta. Período marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. É a idade das interrogações, dos porquês, dos conflitos.Confesso que vivi silêncios imensos e, fortes rebeldias, mas foi apenas a passagem para uma nova etapa da vida.
3) Penso que juventude e adolescência não fica muito longe uma da outra. Ser jovem é ser despojado, ter sonhos, ideais, ir atrás do que quer, mesmo que seja uma aventura. Idade das afirmações, das grandes paixões, também das grandes decepções. Não importa o tempo, nem o diz-que-diz, o hoje é o dia mais apropriado para ser feliz. O depois não importa. Como diz Cazuza: -“O amanhã a gente inventa”. Vivi... E acredito que seja a idade chave, onde alguns valores se tornam motivos para reflexão.
4) De repente começam os compromissos, as responsabilidades e tudo se transforma. Começa a fase adulta e de idealistas passamos à materialistas. Começamos achar que estamos velhos, isto aos 30 e poucos anos, que não vai dar tempo para isso ou aquilo. Que a vida é curta, os ponteiros não esperam e isto nos poda de sermos felizes de verdade. Nada mais é simples e tudo se transforma numa novela sem fim. A luta pela sobrevivência nos coloca frente à imensa selva de pedra e, temos que desbravar a qualquer custo. Temos que dar conta de tudo, do trabalho, da casa, dos filhos e muitas vezes o tempo para nós mesmos, fica pra depois.
5) Terceira idade? A melhor idade? Para uns sim, para outros não. Para muitos, a velhice é um transtorno, um pesadelo. Alguém que esteve à frente de tudo, depender de outro alguém para tudo, não deve ser confortável, principalmente quando se está doente. Mas hoje em dia é diferente, existem muitas alternativas, para se ter qualidade de vida. Dizem que é a idade da negação e eu acho graça porque ultimamente ando negando tudo. Será que cheguei na melhor idade? Não penso na terceira idade como uma idade cansada, mas uma idade privilegiada. Estou numa idade em que posso ser de tudo um pouco, ser o aluno e o professor, aquele que cala ou grita, aquele que pede a mão ou estende a mão. Nunca esqueci nenhum episódio da minha vida, sejam bons ou ruins. Tenho um lado infantil que continua presente, persiste e me atrasa, mas ao mesmo tempo acho perfeito, diverte, alegra, me faz buscar as coisas mais simples da vida. De juventude tenho um tanto, me inspira, me faz sonhar, voar como um pipa no ar, recordar, reviver, escrever poesias, renovar energia. Embora o tempo seja mais curto ainda acredito que “posso” , palavra poderosa esta. Sinto o peso da idade no corpo, na mente não. A mente não tem idade. Posso dizer que eu tenho uma vida, composta de passagens, todas elas, uma escola linda, onde eu continuo aprendendo a viver e, escolher entre as infinitas maneiras de ser feliz. Até o infinito.
Marlene Constantino
Enviado por Marlene Constantino em 23/05/2015
Alterado em 03/03/2018
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras